Se tornar referência em seu mercado de atuação lhe permite fazer escolhas do modo como pretende atuar. O profissional que se torna referência tem o privilégio de escolher os parceiros, já que a demanda de pessoas que querem se associar a um profissional de ponta aumenta e os clientes, via de regra, não questionam preços.
E, ao contrário do que possa parecer, mesmo com preços superiores, no geral, se torna ainda mais disputado.
Formas de adquirir "Autoridade"
- Nível de especialização profissional - Os famosos diplomas nas paredes;
- Especializações e novas habilidades adquiridas - Atualização permanente de mercado;
- Experiência Profissional – Anos de atendimento, casos de clientes e pacientes satisfeitos (cases);
- Credibilidade - indicações boca a boca e respeito dos colegas da profissão; e
- Imagem – Como você é percebido pelos colegas de profissão, seus clientes e pelo público em geral.
Vivemos na era digital e muitos já dizem pós-digital. Falamos acima de atributos que são necessários para a criação de "Autoridade". Sem conhecimentos técnicos e experiência, sabemos que não se adquire autoridade em qualquer área de atuação. No entanto, isso não significa por si só a garantia de clientes e ainda mais, de atendimento bem remunerado. O fato é que vivemos uma era em que a percepção do cliente se faz a partir do que ele tem acesso em termos de imagem do profissional que ele escolhe. Há quem diga, e isso pode parecer radical, que em alguns anos, quem não possuir uma vida digital que possa ser acompanhada pelo consumidor, estará excluído do processo de análise desse consumidor. Ou seja, o consumidor irá procurar um profissional que ele já conheça ou tenha alguma familiaridade para lhe prestar serviço. Trata-se de algo que pode parecer controverso, contudo nos atentemos para a oportunidade que essa conjuntura oferece. Muitos profissionais hoje em dia e até mesmo grandes empresas se aproximam do consumidor via presença digital, através das redes sociais e envio de e-mails.
Não é uma aproximação qualquer, em que simplesmente se divulga os serviços dessas empresas ou profissionais. A aproximação moderna e que é feita nos dias de hoje, busca o ENGAJAMENTO com as pessoas, através da oferta de conteúdos que agreguem valor.
Muitas vezes um profissional que possui presença digital e adquiri "Autoridade" junto a um determinado público, se sobressai a ponto de poder ter uma remuneração mais alta, até mesmo em relação a colegas com experiência e especializações maiores.
Uma pequena dica: Esse artigo teve algum valor para você? Se teve, é um exemplo, de aproximação através de criação de valor por conteúdo. Crie um Blog e publique nas redes sociais, pequenos artigos que possam criar valor ao consumidor e até mesmo pense na possibilidade de criar pequenos vídeos/tutoriais em que você possa oferecer conteúdos relevantes para seu público, agregando isso à sua imagem. Quando oferecemos conteúdos de qualidade, o cliente, o consumidor, reconhecem o valor desse conteúdo, e por reciprocidade, passam a acompanhar o trabalho com maior carinho e atenção.